Graduação: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos
Turno: Matutino e Noturno
Link: http://lattes.cnpq.br/9736251083812979
Doutor (2017) e Mestre (2009) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Gestão e Metodologia de Ensino pela Faculdade Dom Bosco, graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professor de História da Educação e Metodologia de Ensino de História na Faculdade Municipal de Palhoça no curso de Pedagogia e Professor da rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da FMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, História de Santa Catarina, História Ambiental, História Indígena. Interesse em História da Educação, Metodologia do Ensino de História, História Ambiental com foco na relação entre sociedade e meio ambiente em Unidades de Conservação, além da História dos povos indígenas de Santa Catarina e História da África e Cultura Afro-brasileira. Graduação em Pedagogia (2020).
Email: jackson.peres@fmpsc.edu.br
Grade de Horários Atual:
Grades Anteriores:
Formar profissionais para exercerem a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para atuarem em Gestão Educacional, produzir e difundir conhecimentos correlatos a educação formal e não formal, em espaço escolar e não escolar, numa perspectiva de educador-pesquisador.
- Formar profissionais qualificados para programar e implementar ações diversificadas numa perspectiva de transformação e crescimento regional, que considerem as demandas da sociedade por meio da observação crítico-reflexiva da mesma;
- Formar profissionais que considerem a reflexão acerca da sua prática pedagógica, como uma necessidade na qualificação do seu trabalho pedagógico;
- Estimular a formação de profissionais gestores do processo de proposição de ações, numa perspectiva da gestão democrática e de superação das problemáticas existentes na comunidade;
- Formar profissionais qualificados para atenderem as especificidades da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, e do Curso Normal em nível médio seguindo parâmetros éticos;
- Formar profissionais numa perspectiva de produção e difusão dos conhecimentos correlatos aos diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, tendo a pesquisa como eixo norteador, seguindo parâmetros éticos.
- Aprofundar e ampliar a compreensão de mundo, por meio do diálogo-reflexivo entre a análise crítica da realidade e do conhecimento científico historicamente produzido;
- Promover o processo de ensino-aprendizagem, que considere a diversidade sócio-político-cultural-étnico-racial e respeite a orientação religiosa, sexual e demais diferenças.
- Qualificar profissionais com uma visão sistêmica do processo educacional, considerando indissociáveis a teoria e a prática, de modo a compreender a formação humana numa perspectiva processual e dinâmica.
Sobre o PIBID
O PIBID é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
A iniciação à docência é a inserção orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia docente, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando, contribuindo com o conhecimento e a vivência do seu futuro campo de atuação profissional durante toda a graduação.
O Programa Institucional de Iniciação à Docência tem como objetivos:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério;
III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura
A Faculdade Municipal de Palhoça, por meio do curso de Pedagogia inscreveu um projeto sobre Alfabetização e foi contemplada com o programa a partir de novembro de 2024 até outubro de 2026. Com parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Palhoça, o PIBID é realizado em dois nids (Núcleo de Iniciação à Docência): Grupo Escolar Pequeno Príncipe e Escola Básica Municipal Osmar Antônio Vieira. Ao todo o programa contemplou dois Coordenadores de Área da FMP, seis supervisores (três em cada NID) e 48 bolsistas (8 bolsistas para cada supervisor).
Assim como o Programa Residência Pedagógica, o PIBID FMP garantirá uma formação diferenciada aos acadêmicos do curso de Pedagogia e irá contribuir para o processo de alfabetização dos estudantes da rede municipal atendidos no programa.
O Curso de Pedagogia da FMP se propõe a formar o pedagogo crítico-reflexivo, com sólidas bases em conhecimentos científicos e éticos que fundamentem a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para atuarem em Gestão Educacional e como professor-pesquisador.
Esse profissional deverá estar apto a inserir-se no mundo do trabalho para atuar com as seguintes competências e habilidades:
- Dominar concepções teóricas e metodológicas nas áreas de conhecimento da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos na educação formal e não formal, em espaço escolar e não escolar;
- Atuar na Gestão Educacional nas diferentes áreas: direção, coordenação e equipes pedagógicas, fortalecendo o compromisso das instituições escolares e não escolares com a gestão democrática pedagógica.
- Planejar, elaborar, executar e avaliar planos e/ou projetos de ação pedagógica que expressem o processo de planejamento das instituições escolares e não escolares;
- Avaliar de forma processual e contínua os processos de ensino-aprendizagem e compreendê-lo como instrumento da análise-reflexiva da sua prática pedagógica;
- Articular ações nos diversos setores/espaços das instituições escolares e não escolares, formais e não formais, em torno de projetos coletivos, participativos e democráticos;
- Compreender a formação continuada e a pesquisa como tempos/espaços necessários ao aperfeiçoamento de sua prática pedagógica;
- Associar as tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover ações educativas que facilitem as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Demonstrar, nas ações pedagógicas, a consciência da diversidade, numa perspectiva inclusiva, respeitando as diferenças de naturezas ambientais e ecológicas, culturais, étnico-raciais, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outros;
- Atuar de forma crítico-reflexiva, numa perspectiva de compreensão e análise da educação nos âmbitos social, político, cultural, econômico e tecnológico.
- Apropriar-se de brinquedos, jogos e brincadeiras como mecanismos facilitadores para o processo de ensino aprendizagem.