Graduação: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos
Turno: Matutino e Noturno
Link: http://lattes.cnpq.br/9736251083812979
Doutor (2017) e Mestre (2009) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Gestão e Metodologia de Ensino pela Faculdade Dom Bosco, graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professor de História da Educação e Metodologia de Ensino de História na Faculdade Municipal de Palhoça no curso de Pedagogia e Professor da rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da FMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, História de Santa Catarina, História Ambiental, História Indígena. Interesse em História da Educação, Metodologia do Ensino de História, História Ambiental com foco na relação entre sociedade e meio ambiente em Unidades de Conservação, além da História dos povos indígenas de Santa Catarina e História da África e Cultura Afro-brasileira. Graduação em Pedagogia (2020).
Email: jackson.peres@fmpsc.edu.br
Formar profissionais para exercerem a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para atuarem em Gestão Educacional, produzir e difundir conhecimentos correlatos a educação formal e não formal, em espaço escolar e não escolar, numa perspectiva de educador-pesquisador.
- Formar profissionais qualificados para programar e implementar ações diversificadas numa perspectiva de transformação e crescimento regional, que considerem as demandas da sociedade por meio da observação crítico-reflexiva da mesma;
- Formar profissionais que considerem a reflexão acerca da sua prática pedagógica, como uma necessidade na qualificação do seu trabalho pedagógico;
- Estimular a formação de profissionais gestores do processo de proposição de ações, numa perspectiva da gestão democrática e de superação das problemáticas existentes na comunidade;
- Formar profissionais qualificados para atenderem as especificidades da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, e do Curso Normal em nível médio seguindo parâmetros éticos;
- Formar profissionais numa perspectiva de produção e difusão dos conhecimentos correlatos aos diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, tendo a pesquisa como eixo norteador, seguindo parâmetros éticos.
- Aprofundar e ampliar a compreensão de mundo, por meio do diálogo-reflexivo entre a análise crítica da realidade e do conhecimento científico historicamente produzido;
- Promover o processo de ensino-aprendizagem, que considere a diversidade sócio-político-cultural-étnico-racial e respeite a orientação religiosa, sexual e demais diferenças.
- Qualificar profissionais com uma visão sistêmica do processo educacional, considerando indissociáveis a teoria e a prática, de modo a compreender a formação humana numa perspectiva processual e dinâmica.
Residência Pedagógica CAPES-FMP
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
São objetivos específicos do PRP:
I – fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
II – contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
III – estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
IV – valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; e
V – induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.
A Faculdade Municipal de Palhoça concorreu ao edital CAPES 24/2022, a partir do projeto desenvolvido pelas professoras Dra. Wanderléa Pereira Damásio Maurício e Dra. Vera Regina Lúcio. O projeto foca no processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos iniciais.
Ao ser contemplada, a FMP garantiu a operacionalização do programa por meio da parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal de Palhoça e Secretaria Municipal de Educação.
O Programa de Residência Pedagógica na FMP conta com seguinte estrutura:
Coordenação Institucional: Prof. Dr. Jackson Alexsandro Peres
Prof. Dra. Wanderléa Pereira Damásio Maurício
Docentes Orientadoras: Núcleo Educação Infantil
Prof. Dra. Vera Regina Lúcio (Núcleo Ed. Infantil)
Prof. Dra. Andreia de Bem Machado
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Prof. Ma. Ivanir Maciel
Educação Infantil – Centro de educação Infantil Aquarela
3 (três) Preceptoras (Professoras das núcleos que recebem o programa)
15 (quinze) Residentes bolsistas (acadêmicos do curso de Pedagogia)
3 (três) Residentes Voluntários.
Ensino Fundamental Anos Iniciais – G.E. Terezinha Maria Espíndola Martins
3 (três) Preceptoras (Professoras das núcleos que recebem o programa)
15 (quinze) Residentes bolsistas (acadêmicos do curso de Pedagogia)
3 (três) Residentes Voluntários.
Ao todo são distribuídas 39 bolsas CAPES no programa e o investimento do Governo Federal na Faculdade Municipal de Palhoça até o final do PRP (março de 2024) será em torno de seiscentos mil reais.
O Curso de Pedagogia da FMP se propõe a formar o pedagogo crítico-reflexivo, com sólidas bases em conhecimentos científicos e éticos que fundamentem a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para atuarem em Gestão Educacional e como professor-pesquisador.
Esse profissional deverá estar apto a inserir-se no mundo do trabalho para atuar com as seguintes competências e habilidades:
- Dominar concepções teóricas e metodológicas nas áreas de conhecimento da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos na educação formal e não formal, em espaço escolar e não escolar;
- Atuar na Gestão Educacional nas diferentes áreas: direção, coordenação e equipes pedagógicas, fortalecendo o compromisso das instituições escolares e não escolares com a gestão democrática pedagógica.
- Planejar, elaborar, executar e avaliar planos e/ou projetos de ação pedagógica que expressem o processo de planejamento das instituições escolares e não escolares;
- Avaliar de forma processual e contínua os processos de ensino-aprendizagem e compreendê-lo como instrumento da análise-reflexiva da sua prática pedagógica;
- Articular ações nos diversos setores/espaços das instituições escolares e não escolares, formais e não formais, em torno de projetos coletivos, participativos e democráticos;
- Compreender a formação continuada e a pesquisa como tempos/espaços necessários ao aperfeiçoamento de sua prática pedagógica;
- Associar as tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover ações educativas que facilitem as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Demonstrar, nas ações pedagógicas, a consciência da diversidade, numa perspectiva inclusiva, respeitando as diferenças de naturezas ambientais e ecológicas, culturais, étnico-raciais, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outros;
- Atuar de forma crítico-reflexiva, numa perspectiva de compreensão e análise da educação nos âmbitos social, político, cultural, econômico e tecnológico.
- Apropriar-se de brinquedos, jogos e brincadeiras como mecanismos facilitadores para o processo de ensino aprendizagem.