Aluna da FMP lança livro “Baobá” na Bienal de SP

Obra foi lançada na Bienal de SP e teve nova ação de lançamento durante a Semana da Pedagogia da FMP, em novembro

O lançamento do livro “Baobá”, com texto em rimas da escritora Laura da Silva Prestes e ilustrações de tirar o fôlego da artista Simone Ziasch, foi uma das atrações da Semana da Pedagogia, realizada pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) em novembro.

A ideia de criar um livro inspirado no baobá, uma árvore sagrada e ancestral da África, presente na história do livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor Antoine de Saint-Exupéry, surgiu há um ano. A obra foi escrita em formato de poema para um trabalho de faculdade, durante a quinta fase do curso de Pedagogia da FMP, na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, ministrada pela professora Larissa Zancan.

Um ano e meio depois, o livro foi aprovado pela editora paulista Ciranda Cultural e teve seu lançamento inicial registrado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro de 2024. E em novembro, recebeu uma nova ação de lançamento, durante a Semana da Pedagogia da FMP.

“Baobá” traz à tona a ludicidade e a sensibilidade da infância em forma de poesia ilustrada, ressignificando o baobá do “Pequeno Príncipe”, que então era apenas um “destruidor de planetas”, e agora se apresenta em forma de cultura, história, memória, resistência e ancestralidade, como um registro histórico de uma árvore cheia de beleza e significado, um importante legado deixado para as futuras gerações de pequenos agentes transformadores.

https://www.instagram.com/p/DDPT1AGpui0