Das 1.700 obras reunidas pela comunidade acadêmica da FMP, 1.400 foram doadas no evento, no sábado (27), na Praça Sete de Setembro
A oitava edição do projeto “Fruto do Conhecimento: a praça, o público, o livro”, da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), arrecadou uma quantidade recorde de 1.700 livros. As obras foram transportadas até a Praça Sete de Setembro no último sábado (27), para distribuição à população.
Desde 2017, a FMP promove o Fruto do Conhecimento todos os anos. O projeto é organizado pelo curso de Pedagogia e consiste na arrecadação de livros (infantis, juvenis, adultos, autoajuda, religiosos, gibis e outros), que são doados pelos acadêmicos de todos os cursos da FMP. No dia do evento de distribuição, os livros são levados até a Praça Sete de Setembro e são doados à população que está passando pela praça e interage com os 45 acadêmicos e os quatro professores envolvidos no projeto.
Os livros ficam expostos e à disposição das pessoas; muitos são pendurados, fazendo uma alusão a um “fruto”, o “fruto do conhecimento”. “É um movimento de incentivo à leitura que envolve toda a comunidade acadêmica”, destaca a presidente da FMP, Débora Schutz.
Neste ano, cerca de 500 pessoas passaram pela Praça Sete de Setembro para participar do evento, quando foram doadas 1.400 obras – cada pessoa pode levar para casa, no máximo, três livros. Realizado no sábado (27), o evento fez parte das comemorações dos 130 de emancipação do município de Palhoça.
“É um evento que dá muita visibilidade ao curso de Pedagogia e à FMP. Movimenta e integra os cursos na arrecadação dos livros e também promove o encontro geracional de leitores na praça. Para complementar, o curso de Pedagogia organiza contação de histórias e brincadeiras para as crianças na praça no dia do evento. No final, todos se divertem”, comenta o coordenador do curso de Pedagogia da FMP, o professor doutor Jackson Alexsandro Peres.