Pedagogia

Graduação: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos
Turno: Matutino e Noturno

 

Coordenação do curso
Coordenadora: Ivanir Maciel

Contato: coordenacao.ped@fmpsc.edu.br

Coordenadora do Curso: Graduação em Pedagogia, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB -1998) e Mestrado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2009). Possui Especialização (Latu Senso) em Educação:  leitura, letramento e  literatura Fundação  Educacional   Hansa  Hammonia,  (FEHH – 2005) e Especialização (Latu Senso) em Educação  Infantil   e  Séries  Iniciais  do  Ensino  Fund.  Universidade da Região  de  Joinville (UNIVILLE – 2002).

Finalidade do Curso
  • Formar profissionais qualificados para programar e implementar ações diversificadas numa perspectiva de transformação e crescimento regional, que considerem as demandas da sociedade por meio da observação crítico-reflexiva da mesma;
  • Formar profissionais que considerem a reflexão acerca da sua prática pedagógica, como uma necessidade na qualificação do seu trabalho pedagógico;
  • Estimular a formação de profissionais gestores do processo de proposição de ações, numa perspectiva da gestão democrática e de superação das problemáticas existentes na comunidade;
  • Formar profissionais qualificados para atenderem as especificidades da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, e do Curso Normal em nível médio seguindo parâmetros éticos;
  • Formar profissionais numa perspectiva de produção e difusão dos conhecimentos correlatos aos diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, tendo a pesquisa como eixo norteador, seguindo parâmetros éticos.
  • Aprofundar e ampliar a compreensão de mundo, por meio do diálogo-reflexivo entre a análise crítica da realidade e do conhecimento científico historicamente produzido;
  • Promover o processo de ensino-aprendizagem, que considere a diversidade sócio-político-cultural-étnico-racial e respeite a orientação religiosa, sexual e demais diferenças.
  • Qualificar profissionais com uma visão sistêmica do processo educacional, considerando indissociáveis a teoria e a prática, de modo a compreender a formação humana numa perspectiva processual e dinâmica.

Objetivo Geral

Formar profissionais para exercerem a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para atuarem em Gestão Educacional, produzir e difundir conhecimentos correlatos a educação formal e não formal, em espaço escolar e não escolar, numa perspectiva de educador-pesquisador.

Objetivos Específicos
  • Formar profissionais qualificados para programar e implementar ações diversificadas numa perspectiva de transformação e crescimento regional, que considerem as demandas da sociedade por meio da observação crítico-reflexiva da mesma;
  • Formar profissionais que considerem a reflexão acerca da sua prática pedagógica, como uma necessidade na qualificação do seu trabalho pedagógico;
  • Estimular a formação de profissionais gestores do processo de proposição de ações, numa perspectiva da gestão democrática e de superação das problemáticas existentes na comunidade;
  • Formar profissionais qualificados para atenderem as especificidades da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, e do Curso Normal em nível médio seguindo parâmetros éticos;
  • Formar profissionais numa perspectiva de produção e difusão dos conhecimentos correlatos aos diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, tendo a pesquisa como eixo norteador, seguindo parâmetros éticos.
  • Aprofundar e ampliar a compreensão de mundo, por meio do diálogo-reflexivo entre a análise crítica da realidade e do conhecimento científico historicamente produzido;
  • Promover o processo de ensino-aprendizagem, que considere a diversidade sócio-político-cultural-étnico-racial e respeite a orientação religiosa, sexual e demais diferenças.
  • Qualificar profissionais com uma visão sistêmica do processo educacional, considerando indissociáveis a teoria e a prática, de modo a compreender a formação humana numa perspectiva processual e dinâmica.

Perfil do Egresso

O Curso de Pedagogia da FMP se propõe a formar o pedagogo crítico-reflexivo, com sólidas bases em conhecimentos científicos e éticos que fundamentem a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para atuarem em Gestão Educacional e como professor-pesquisador.

Esse profissional deverá estar apto a inserir-se no mundo do trabalho para atuar com as seguintes competências e habilidades:

  • Dominar concepções teóricas e metodológicas nas áreas de conhecimento da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos na educação formal e não formal, em espaço escolar e não escolar;
  • Atuar na Gestão Educacional nas diferentes áreas: direção, coordenação e equipes pedagógicas, fortalecendo o compromisso das instituições escolares e não escolares com a gestão democrática pedagógica.
  • Planejar, elaborar, executar e avaliar planos e/ou projetos de ação pedagógica que expressem o processo de planejamento das instituições escolares e não escolares;
  • Avaliar de forma processual e contínua os processos de ensino-aprendizagem e compreendê-lo como instrumento da análise-reflexiva da sua prática pedagógica;
  • Articular ações nos diversos setores/espaços das instituições escolares e não escolares, formais e não formais, em torno de projetos coletivos, participativos e democráticos;
  • Compreender a formação continuada e a pesquisa como tempos/espaços necessários ao aperfeiçoamento de sua prática pedagógica;
  • Associar as tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover ações educativas que facilitem as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Demonstrar, nas ações pedagógicas, a consciência da diversidade, numa perspectiva inclusiva, respeitando as diferenças de naturezas ambientais e ecológicas, culturais, étnico-raciais, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outros;
  • Atuar de forma crítico-reflexiva, numa perspectiva de compreensão e análise da educação nos âmbitos social, político, cultural, econômico e tecnológico.
  • Apropriar-se de brinquedos, jogos e brincadeiras como mecanismos facilitadores para o processo de ensino aprendizagem.

Campo de atuação: O egresso do curso de pedagogia da FMP terá como campo de atuação a docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e a Gestão Educacional.

O pedagogo será capaz ainda de planejar, organizar, gerir e aperfeiçoar processos educativos nos mais diversos âmbitos, inclusive em empresas e organizações de Educação não formal.

Projeto Pedagógico do Curso