(Programa atualmente inativo)

APRESENTAÇÃO

A sistematização do conhecimento, do Curso de Formação de Cuidador de Idosos, se faz fundamentado da concepção de uma formação técnica profissional que encadea trabalho, ciência, cultura e ética, com vista no desenvolvimento do processo formativo. Assim, o curso apresenta métodos, teóricos e práticos orientados, com base na formação a gestão de processos de trabalho de bens e serviços prestados a sociedade.

A área de cuidados com a pessoa idosa, dada à complexidade da tarefa, exige habilidades específicas para o exercício da função que integre todos os aspectos da vida de forma a garantir o atendimento humanizado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as tendências de aumento da população idosa no Brasil indicam que, até 2025 o número de pessoas com mais de 60 crescerá 16 vezes em relação ao crescimento da população mundial. Esta realidade condiz com os dados referentes a, 7,8% do total da população Palhocense possui acima de 60 anos, perfazendo uma média de 10.600 idosos, destacando a participação no crescimento e desenvolvimento regional.

Nesta constatação da progressão do envelhecimento é necessário um momento de construção de projetos em que, os direitos sociais são garantidos como a: educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, moradia, entre outros. Assim, a Faculdade Municipal de Palhoça – FMP, em seu âmbito social, tem por mérito o Curso de Formação de Cuidador de Idosos que enfatiza a aprendizagem no intuito de incentivo aos cuidados e orientação da vida cotidiana do idoso, e a contribuir com a capacitação de pessoas para um atendimento de serviço qualificado a esta população.

Nessa visão positiva, em seu aspecto global, o Curso, oferece qualidade dos serviços

prestados no atendimento à pessoa idosa, a qual exige conhecimentos sobre alterações decorrentes do processo de envelhecimento e das doenças típicas que se manifestam neste ciclo da vida, compreendendo e oportunizando aproveitamentos nas mais diferentes dimensões do meio em que vive o idoso. Concebido como uma oferta educativa, os estudantes têm a oportunidade de ingressar no mundo do trabalho com uma capacitação que lhe amplie as possibilidades de apropriação do conhecimento teórico/prático, capaz de contribuir na formação humana integral e social na qualidade de vida dos idosos.

Objetivo Geral do Projeto

Capacitar cuidadores para o relacionamento e desenvolvimento de cuidados com idosos, independentes ou dependentes, nas diversas instâncias de atenção (comunidade, hospital, clínica, domicílio e instituição de longa permanência), assim como a desenvolver habilidades para o contato com familiares dos idosos e com os diversos membros da equipe multidisciplinar de saúde.

Objetivo Específicos

Conhecer os direitos e deveres da pessoa idosa, o Estatuto do Idoso e a legislação brasileira frente ao tema;

Identificar os processos fisiopatológico provenientes do envelhecimento humano;

Reconhecer os sinais e sintomas de riscos para a pessoa idosa;

Conhecer os princípios da qualidade de vida, autocuidado, independência funcional e autonomia da terceira idade;

Identificar os fundamentos da promoção e prevenção em saúde para idosos;

Analisar e praticar, com eficiência e eficácia, os preceitos para a condução segura da rotina de cuidados com idosos;

Identificar os fatores de risco ergonômicos e de saúde para idosos e para os próprios cuidadores;

Comunicar-se de maneira eficaz com os idosos e seus familiares.

Responsável:

Ramal: