APRESENTAÇÃO
A sistematização do conhecimento, do Curso de Formação de Cuidador de Idosos, se faz fundamentado da concepção de uma formação técnica profissional que encadea trabalho, ciência, cultura e ética, com vista no desenvolvimento do processo formativo. Assim, o curso apresenta métodos, teóricos e práticos orientados, com base na formação a gestão de processos de trabalho de bens e serviços prestados a sociedade.
A área de cuidados com a pessoa idosa, dada à complexidade da tarefa, exige habilidades específicas para o exercício da função que integre todos os aspectos da vida de forma a garantir o atendimento humanizado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as tendências de aumento da população idosa no Brasil indicam que, até 2025 o número de pessoas com mais de 60 crescerá 16 vezes em relação ao crescimento da população mundial. Esta realidade condiz com os dados referentes a, 7,8% do total da população Palhocense possui acima de 60 anos, perfazendo uma média de 10.600 idosos, destacando a participação no crescimento e desenvolvimento regional.
Nesta constatação da progressão do envelhecimento é necessário um momento de construção de projetos em que, os direitos sociais são garantidos como a: educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, moradia, entre outros. Assim, a Faculdade Municipal de Palhoça – FMP, em seu âmbito social, tem por mérito o Curso de Formação de Cuidador de Idosos que enfatiza a aprendizagem no intuito de incentivo aos cuidados e orientação da vida cotidiana do idoso, e a contribuir com a capacitação de pessoas para um atendimento de serviço qualificado a esta população.
Nessa visão positiva, em seu aspecto global, o Curso, oferece qualidade dos serviços
prestados no atendimento à pessoa idosa, a qual exige conhecimentos sobre alterações decorrentes do processo de envelhecimento e das doenças típicas que se manifestam neste ciclo da vida, compreendendo e oportunizando aproveitamentos nas mais diferentes dimensões do meio em que vive o idoso. Concebido como uma oferta educativa, os estudantes têm a oportunidade de ingressar no mundo do trabalho com uma capacitação que lhe amplie as possibilidades de apropriação do conhecimento teórico/prático, capaz de contribuir na formação humana integral e social na qualidade de vida dos idosos.
Objetivo Geral do Projeto
Capacitar cuidadores para o relacionamento e desenvolvimento de cuidados com idosos, independentes ou dependentes, nas diversas instâncias de atenção (comunidade, hospital, clínica, domicílio e instituição de longa permanência), assim como a desenvolver habilidades para o contato com familiares dos idosos e com os diversos membros da equipe multidisciplinar de saúde.
Objetivos Específicos
- Conhecer os direitos e deveres da pessoa idosa, o Estatuto do Idoso e a legislação brasileira frente ao tema;
- Identificar os processos fisiopatológico provenientes do envelhecimento humano;
- Reconhecer os sinais e sintomas de riscos para a pessoa idosa;
- Conhecer os princípios da qualidade de vida, autocuidado, independência funcional e autonomia da terceira idade;
- Identificar os fundamentos da promoção e prevenção em saúde para idosos;
- Analisar e praticar, com eficiência e eficácia, os preceitos para a condução segura da rotina de cuidados com idosos;
- Identificar os fatores de risco ergonômicos e de saúde para idosos e para os próprios cuidadores;
- Comunicar-se de maneira eficaz com os idosos e seus familiares.
Público Alvo
Pessoas com idade a partir de 18 anos que residem no município de Palhoça e região.
Características Organizacionais
Forma de Ingresso: Os interessados em participar do Curso são informados por meio da divulgação do Edital, disponibilizado a partir do mês de maio até julho com acesso no site da Faculdade (www.fmpsc.edu.br).
Matrícula: Por inscrição em cadastro próprio, a ser realizada na primeira semana do mês de agosto.
Carga horária total do curso: 156 horas-aula
Duração da hora-aula: 4 horas – das 13h30min às 17h30min, todas às quintas-feiras.
Turno: Vespertino
Matriz Curricular
DISCIPLINAS | Carga Horária | DOCENTE |
Legislação do Idoso e do Cuidador de Idoso | 08 | Advogado |
Cuidador, Acompanhante e Autocuidado | 04 | Psicólogo |
Ética Profissional na Saúde | 08 | Advogado/Filósofo |
Noções de Geriatria, Gerontologia e Fisiopatologia do Envelhecimento Humano e Condições de Fragilidadel | 04 | Médico |
Principais Patologias da Terceira Idade – Identificação de Sinais e Sintomas | 08 | Médico |
Higiene e Cuidados do Cotidianol | 08 | Enfermeiro |
Gestão do Cotidiano | 04 | Enfermeiro |
Alimentação de Idoso | 08 | Nutricionista |
Noções de Farmacologia e Administração de Medicamentos | 04 | Farmacêutica |
Empreendedorismo em Saúde com foco nas Instituições de Longa Permanência | 08 | Administrador |
Prevenção de Acidentes e Noções de Primeiros Socorros | 08 | Bombeiro/Enfermeiro |
Seminário | 04 | Encerramento do Semestre |
Ergonomia, Acessibilidade e Prevenção do Risco de Quedas | 08 | Fisioterapeuta |
Mobilidade, Posicionamento e Transferência do Idoso e Acomodação no Leito. | 08 | Fisioterapeuta |
Úlcera de pressão/ Escaras/ Feridas | 04 | Enfermeiro |
Traqueostomia e Ostomia | 04 | Fisioterapeuta |
O papel da fonoaudiologia no cuidado da pessoa idosa.I | 04 | Fonoaudióloga |
Saúde Bucal do Idoso- Odontogeriatria | 04 | Dentista |
Os Sentimentos, Emoções e Sensações na Terceira Idade | 08 | Psicólogo |
Relacionamento entre o idoso, cuidador e familiares | 04 | Psicólogo |
Cuidados Paliativos | 04 | Enfermeiro |
Atividades Cognitivas para um Envelhecimento Ativo | 04 | Terapeuta Ocupacional |
Sexualidade na Maturidade | 04 | Sexólogo |
S Saúde da mulher e do homem | 04 | Sexólogo |
L Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Optativa) | 40 | Professora de Libras |
Visitas Técnicas de Observação | 20 | |
Conclusão do Curso | C/H
TOTAL=156 |
Entrega de Certificado |
Ementas
DISIPLINA |
CONTEÙDO |
1- Legislação do Idoso e do Cuidador de Idosos | Estatuto do idoso; Política Nacional do idoso; Direitos e deveres da pessoa idosa; Previdência; Valores éticos; Crimes contra idosos. Direitos e deveres do cuidador de idosos. |
2- Cuidador, Acompanhante e Autocuidado | Autocuidado para o cuidador, para o acompanhante dos idosos e para o próprio idoso. Atenção para os sinais de alerta de fragilidade física e para o estresse. Cuidados com a própria saúde. Controle do mau humor e irritabilidade durante as atividades de cuidado com os idosos. Prevenção do estresse e depressão. |
3- Ética Profissional na Saúde | Definir as condutas éticas, os princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano. Ter uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização, é essencial para o alcance da excelência profissional. |
4- Noções de Geriatria, Gerontologia e Fisiopatologia do Envelhecimento Humano e Condições de Fragilidade | Conceitos e teorias sobre o envelhecimento; Contribuição do envelhecimento para a cultura e a vida em sociedade; Estudo da fisiologia do envelhecimento; Capacidade e incapacidade funcional; Estudo da fisiopatologia das afecções clínicas de maior relevância na terceira idade. |
5- Principais Patologias da Terceira Idade – Identificação de Sinais e Sintomas | Conceitos de patologia. Reações das células e tecidos aos estímulos anormais; Doenças mais comuns da terceira idade: etiologia, manifestações clínicas, sinais e sintomas das doenças, bem como sua progressão. |
6- Higiene e Cuidados do Cotidiano | Conceitos de higiene. Reconhecimento das práticas de higiene e cuidados corporais e com o ambiente. Procedimentos e cuidados para as atividades: banho, cuidados com os cabelo e unhas, higiene bucal, higiene íntima, higiene mental, tipo de vestimenta e ambiente de permanência do idoso. |
7- Gestão do Cotidiano | Administração e planejamento das atividades de vida diária como: organização de horários, ingestão de alimentos e medicamentos, cuidados com a saúde e higiene pessoal, bem como das atividades de recreação e lazer. |
8- Alimentação de Idosos | Alimentação saudável e reeducação alimentar. Grupos de Alimentos. Pirâmide dos Alimentos. Hidratação. Alimentos funcionais. Alimentação por sonda. |
9- Noções de Farmacologia e Administração de Medicamentos | Conceitos básicos de farmacologia. Apresentação das nomenclaturas. Origem, ações e as características físicas e químicas dos medicamentos. Principais vias de administração dos medicamentos e as principais reações adversas. Importância do respeito aos horários de ingestão medicamentosa. |
10- Empreendedorismo em Saúde com foco nas Instituições de Longa Permanência | Gerenciamento, Administração e Marketing para melhoria da articulação interprofissional e aprimoramento da prática assistencial, nas Instituições de longa Permanência. |
11- Prevenção de Acidentes e Noções de Primeiros Socorros | Orientações básicas acerca dos cuidados preventivos e instruções de como agir em situações imprevisíveis. Atendimentos emergenciais de primeiros socorros (ação de tomada de decisão que melhor se aplica ao idoso acidentado). |
12-Seminário |
P Principais doenças relacionados ao Envelhecimento – definição, causas, sintomas, prevenção e cuidados do cuidador. |
13- Ergonomia, Acessibilidade e Prevenção do Risco de Quedas | Ergonomia e acessibilidade para o idoso. Conforto e segurança no ambiente doméstico e social. Riscos ergonômicos que afetam a saúde do idoso. Prevenção de quedas. |
14- Mobilidade, Posicionamento e Transferência do Idoso e Acomodação no Leito. | Cuidados e segurança para a mobilidade, posicionamento e transferência do idoso no ambiente doméstico. Tipos de posicionamento no leito e suas principais funcionalidades para o idoso. Teoria/Prática. |
15- Úlcera de pressão/ Escaras/ Feridas | Definição e etiologia. Cuidados e higiene. Prevenção das escaras. Tratamentos utilizados e profissionais habilitados para o manuseio das escaras. |
16- Traqueostomia e Ostomia | Definição e Etiologia. Cuidados e Higiene. Procedimentos do manuseio. |
17- O papel da fonoaudiologia no cuidado da pessoa idosa. | A comunicação com a pessoa idosa, sua possibilidades e dificuldades. O ato da alimentação, funcionamento coordenado das funções da respiração, mastigação e deglutição. |
1 18- Saúde Bucal do Idoso- Odontogeriatria | As principais doenças bucais, prevenção cuidados de higiene bucal e alterações fisiológicas. Cuidados necessário com as próteses. |
19- Os Sentimentos, Emoções e Sensações na Terceira Idade | As emoções e suas repercussões para a saúde; A compreensão do processo de envelhecimento considerando as mudanças do corpo e as imagens desse corpo; Os contrastes sociais e culturais que caracterizam o curso da vida; A manutenção do equilíbrio biopsicossocial do idoso, para atenuar conflitos ambientais e pessoais; Perspectivas de um envelhecimento saudável. |
20- Relacionamento entre o idoso, cuidador e familiares | Compreensão do relacionamento entre idoso, cuidador e familiares. Oportunidades, limitações e dificuldades de comunicação. Tipos de vínculos. Postura ética no ambiente de trabalho. |
21- Cuidados Paliativos | Entendimento dos mecanismos das doenças terminais e seus sintomas: sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais do paciente e também da família. Terapias de prolongamento da vida. |
22- Atividades Cognitivas para um Envelhecimento Ativo | Promoção do bem-estar físico e emocional do idoso por meio de atividades recreativas. Estratégias de organização de um ambiente agradável e estimulante para a um envelhecimento ativo. Os benefícios dos exercícios e da recreação na vida do idoso. |
23- Sexualidade na Maturidade | Aspectos da sexualidade e das emoções afetivas na maturidade. Alterações fisiológicas (menopausa e andropausa) e comportamentais. |
2 24- Saúde da mulher e do homem | Planejamento familiar. Principais doenças femininas e masculinas. As doenças sexualmente transmissíveis, medidas de higiene e prevenção. |
Visitas Técnicas de Observação | Observação de cuidados com idosos em ambientes variados como:
● Hospital: Cuidados no leito (04 horas) ● Instituição de Longa Permanência (16 horas) |
Certificado Expedido às Concluintes do Curso
Após a integralização dos componentes curriculares do Curso de Formação de Cuidador de Idosos, na modalidade presencial, e a confirmação da frequencia mínima obrigatótia e do aproveitamento mínimo exigido, será concedida ao egresso o Certificado de Cuidador de Idoso.