A Faculdade Municipal de Palhoça – Educadora Marileia Silveira da Costa, FMP, foi fundada em 25 de outubro de 2005 e inaugurada em 20 de abril de 2006, A lei Municipal que deu origem a instituição foi a lei nº 2.182. A partir desta gestão, foi decidido que 90% das vagas oferecidas seriam destinadas aos alunos oriundos de escolas públicas, que residam no município de Palhoça e região.

Atualmente a FMP está instalada na Rua João Pereira dos Santos, nº 99, bairro Ponte do Imaruim, Palhoça/SC. Sendo responsável pela administração da Faculdade o Profº Débora Raquel Schutz, ocupando o cargo de Diretor Executivo. A FMP possui 5 cursos de graduação, Administração, Pedagogia, Gestão de Turismo*, Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais.

A instituição está classificada como Faculdade na categoria pública, cujo sistema de ensino é municipal. Sendo assim os cursos oferecidos gratuitos, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), número 9.394, de 23/12/96, e o Decreto da Presidência da República, número 3.860, de 09/07/01 e a Resolução 001/2001 do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.

Em dezembro de 2018, foi aprovada pela Câmara de Vereadores do município de Palhoça, a Lei nº 4.670 que alterou a Lei nº 2.182/2005 e deu nova denominação à Faculdade Municipal de Palhoça.

A partir dessa Lei, a instituição passou a ser denominada: Faculdade Municipal de Palhoça – Educadora Marileia Silveira da Costa.

Marileia Silveira da Costa foi administradora escolar efetiva da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e fez parte da equipe que idealizou o projeto pedagógico e institucional da FMP.  A professora Marileia articulou a criação da Faculdade, juntamente com a gestão municipal do período e foi a primeira diretora da FMP, com o início das suas atividades em 2007.
Ela faleceu em 28 de setembro de 2018 por motivos de saúde, e em dezembro do mesmo ano foi aprovada a Lei que homenageia a profissional.