Gestão de Turismo

Graduação: Tecnólogo
Modalidade: Presencial
Duração: 2 anos
Turno: Matutino

 

Coordenação do curso
Mariah Terezinha do Nascimento Pereira

Contato: mariah@fmpsc.edu.br

Possui graduação em Administração (1997) e Mestrado (2002) em Administração, ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou em empresas como Xerox do Brasil, Banco Itau, Grupo Executive Consultoria Empresarial. Foi Coordenadora de Estágios e Relações com o Mercado e Coordenadora de Curso Superior de Tecnolocia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Atuou também como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ESAG, por um período de três anos, na área de gestão empresarial. Atualmente é professora da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina da disciplina Plano de Negócios e Empreendedorismo.Atua como funcionaria publica desde 2007 na Faculdade Municipal de Palhoça, atuou como Coordenadora do Curso de Administração, por um período de dois anos e professora. Atualmente é Diretora Geral da instituição. Atua como professora de pós graduação na área de Gestão Empresarial, especificamente Empreendedorismo e Plano de Negócios. Atua ainda como consultora empresarial na área de Plano de Negócios foi Delegada do CRA da Grande Florianópolis, 2013-2014 e Conselheira da Fundação dos Administradores de Santa Catarina. Recebeu o Premio Mulheres que fazem a diferença em 2010 – ACIP. Florianópolis, Recebeu o Premio Destaque Mulher Palhocense, na categoria educação. É embaixadora Mundial pela Paz, certificada pela Fundação Mundial pela Paz, desde 2011, recebeu o destaque voluntaria internacional da Adoção. Representando o Estado de SC na Coréia do Sul, em 2013. Recebeu ainda em 2015, o Premio Mulher Catarina, concedido pela CDL da grande Florianópolis. Atua como mentora de diversos projetos empreendedores.

Objetivo Geral

O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo tem como objetivo formar profissionais capazes de gerir, planejar, implementar, executar e avaliar no campo da gestão turística público e privado, integrando o perfil empreendedor com base na realidade de mercado de trabalho, satisfazendo as necessidades, demandas e expectativas turísticas locais e regionais.

Objetivos Específicos
  1. a)Possibilitar experiências de aprendizagem que permitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências nas áreas de Gestão de Turismo;
  2. b)Formar profissionais com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltando-o para reflexões críticas de natureza humana, social, ambiental e organizacional;
  3. c)Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em estudos administrativos, organizacionais, estratégicos, qualitativos e quantitativos nas diversas áreas do turismo.
  4. d)Habilitar o profissional para estruturar e estudar a viabilidade de implantação de serviços turísticos, de eventos, hospedagem e gastronômicos;
  5. e)Ampliar a capacidade cognitiva sobre desenvolvimento turístico, levando em consideração os princípios da sustentabilidade.
Finalidade do Curso
Perfil do Egresso

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, (2016), o tecnólogo em Gestão de turismo atua no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado. Desenvolve ações no âmbito do planejamento de eventos, agenciamento de viagens, transportadoras turísticas, ecoturismo e consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos produtos e serviços relativos à atividade.

A gestão dos potenciais turísticos do receptivo, considerando a diversidades naturais e culturais e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional, constitui-se atividade relevante deste profissional.

O Tecnólogo em Gestão de Turismo está na classificação do Cadastro Brasileiro de Ocupação – CBO, sob nº 1415-25, juntamente com Gerente de Turismo, Gerente de operações de turismo, Gerente de produtos de turismo e Gerente operacional de turismo