Turismo

Graduação: Tecnólogo
Modalidade: Presencial
Duração: 2 anos
Turno: Matutino

 

Coordenação do curso
Coordenadora:    Marinês da Conceição Walkowski

Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Realizou estágio de doutorado no exterior como pesquisadora na Universidade de Lisboa (2013). Tem experiência na área de Turismo com ênfase em planejamento em diferentes segmentos e organização de eventos. Lecionou no curso de Turismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, em diversas disciplinas. Foi bolsista da Capes durante o mestrado e doutorado. É sócia e atua como consultora na empresa Okanagan – Consultoria em Turismo e Gestão Ambiental. Atualmente é Coordenadora do curso Superior de Tecnologia de Gestão de Turismo na Faculdade Municipal de Palhoça, Santa Catarina. Atua como consultora em projetos sociais (Rede Acolhida na Colônia), processos participativos e na área de planejamento e gestão.

Finalidade do Curso
Objetivo Geral

O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo tem como objetivo formar profissionais capazes de gerir, planejar, implementar, executar e avaliar no campo da gestão turística público e privado, integrando o perfil empreendedor com base na realidade de mercado de trabalho, satisfazendo as necessidades, demandas e expectativas turísticas locais e regionais.

Objetivos Específicos

 

  1. a)Possibilitar experiências de aprendizagem que permitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências nas áreas de Gestão de Turismo;
  2. b)Formar profissionais com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltando-o para reflexões críticas de natureza humana, social, ambiental e organizacional;
  3. c)Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em estudos administrativos, organizacionais, estratégicos, qualitativos e quantitativos nas diversas áreas do turismo.
  4. d)Habilitar o profissional para estruturar e estudar a viabilidade de implantação de serviços turísticos, de eventos, hospedagem e gastronômicos;
  5. e)Ampliar a capacidade cognitiva sobre desenvolvimento turístico, levando em consideração os princípios da sustentabilidade.
Perfil do Egresso

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, (2016), o tecnólogo em Gestão de turismo atua no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado. Desenvolve ações no âmbito do planejamento de eventos, agenciamento de viagens, transportadoras turísticas, ecoturismo e consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos produtos e serviços relativos à atividade.

A gestão dos potenciais turísticos do receptivo, considerando a diversidades naturais e culturais e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional, constitui-se atividade relevante deste profissional.

O Tecnólogo em Gestão de Turismo está na classificação do Cadastro Brasileiro de Ocupação – CBO, sob nº 1415-25, juntamente com Gerente de Turismo, Gerente de operações de turismo, Gerente de produtos de turismo e Gerente operacional de turismo