Administração

Graduação:  Bacharel
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos
Turno: Matutino e Noturno

 

Coordenação do curso
 Coordenador :Rafael Dall Agnol

  • Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito (1999)
  • Graduação em Administração de Empresas- (2013)
  • Mestrado em Gestão Ambiental – UFSC(2000)
  • Doutorado em Engenharia de Produção- UFSC (2006)

Corpo Acadêmico

Matriz curricular

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração

A matriz curricular foi elaborada de forma a privilegiar a integração das disciplinas em seus diversos níveis e períodos para o desenvolvimento do perfil do egresso. Os conteúdos curriculares estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração.

A matriz 2016.2 atende também a Resolução CSE/CNE nº 3/2007, que esclarece sobre as atividades acadêmicas discentes. Segundo o § 2º “a definição quantitativa em minutos do que consiste a hora-aula é uma atribuição das Instituições de Educação Superior, desde que feita sem prejuízo ao cumprimento das respectivas cargas horárias totais dos cursos (A carga horária mínima dos cursos superiores é mensurada em horas (60 minutos), de atividades acadêmicas e de trabalho discente efetivo).

Desta forma, e ainda segundo a Resolução citada, cabe às IES, respeitado o mínimo dos duzentos dias letivos de trabalho acadêmico efetivo, a definição da duração da atividade acadêmica ou do trabalho discente efetivo que compreende: preleções e aulas expositivas; atividades práticas supervisionadas, tais como laboratórios, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais e em grupo, práticas de ensino e outras atividades no caso das licenciaturas.

ADM – Matriz Curricular 2009/1

ADM – Matriz Curricular 2016/2

ADM – Quadro de Equivalências  – 2016/2 – 2009/1

Objetivo Geral

Em concordância com a Resolução CNE/ CES n. 4/2005, artigo 3º, ocurso de graduação em Administração da Faculdade Municipal de Palhoça tem como objetivo formar profissionais com perfil empreendedor, aptos para atuar no mercado e capazes de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas relacionadas ao processo de gerenciamento e de tomada de decisão nas organizações, e, a partir desse entendimento sistêmico, contextualizar e adaptar as organizações às novas demandas do mercado, adotando uma postura empreendedora e inovadora, em busca de um modelo sustentável de gestão.

Objetivos Específicos

Objetivando o alcance do objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para o curso de Graduação em Administração.

a)Formar profissionais qualificados para planejar e implementar ações diversificadas numa perspectiva de transformação e crescimento regional, que considerem as demandas da sociedade por meio da observação crítico-reflexiva;

b)desenvolver o profissional para trabalhar nas mais diversas áreas relacionadas ao campo de atuação do administrador no contexto global;

c)despertar junto aos alunos o espírito empreendedor para atuar como um agente de transformação e de inovação, assim como para a consolidação de novos empreendimentos.

d)desenvolver habilidades técnicas, humanas e conceituais para a elaboração e gerenciamento de projetos empresariais;

e)desenvolver competências gerenciais e estratégicas no âmbito das gestões pública, privada e do terceiro setor;

f)garantir uma formação embasada na ética, nos direitos humanos e na diversidade; e

g)estimular a formação de profissionais com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltados para reflexões críticas de natureza humana, social, ambiental e organizacional.

Finalidade do Curso

A proposta pedagógica do Curso de Graduação em Administração da Faculdade Municipal de Palhoça entende o tempo/espaço de formação do administrador como uma possibilidade de formação plural, dinâmica e multicultural, fundamentada na interdisciplinaridade como filosofia pedagógica; proporcionando ao aluno uma sólida formação geral, para que o egresso do curso possa superar os desafios do exercício profissional e produção do conhecimento; por meio do estímulo a práticas de estudo independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do acadêmico.

Há também incentivo à valorização de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora da IES, como complementação do estudo e fortalecimento da articulação teoria à prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação de eventos relacionados à área de atuação profissional.

Ressalta-se ainda que, quanto à relação docente/discente, o diálogo e respeito pelo conhecimento prévio do educando são considerados elementos fundamentais no processo de formação humana.

Reitera-se que a formação de administradores desta instituição está comprometida com as demandas sociais e a construção de ações que contribuam para as necessidades sociais vigentes em nossa sociedade.

Perfil do Egresso

Os egressos do curso de Graduação em Administração da Faculdade Municipal de Palhoça devem ter capacidade de atuar como gestores de organizações: privadas, governamentais e/ou não governamentais, de forma empreendedora e ética, com inovação, flexibilidade e competência para reconhecer problemas e apontar estratégias para sua solução de forma sustentável. O egresso é também orientado a novos negócios, a partir de uma educação empreendedora e uma visão emancipadora com foco no desenvolvimento da economia regional a partir da criação de novas empresas.

ANTES DA GRADUAÇÃO DEPOIS DA GRADUAÇÃO
Desempregados – 19% Desempregados – 4,3%
Não tinha renda – 20,7% Não tem renda – 4,3%
Renda até R$ 1.000,00 –  41,4% Renda até R$ 1.000,00 – 0,7%
Renda de R$ 1.001,00 à R$ 2.000,00 – 25,7 % Renda de R$ 1.001,00 à R$ 2.000,00 – 22,3%
Renda de R$ 2.001,00 à R$ 3.000,00 – 9,4% Renda de R$ 2.001,00 à R$ 3.000,00 – 37,4%
Renda de R$ 3.001,00 até R$ 4.000,00 – 2,1% Renda de R$ 3.001,00 até R$ 4.000,00 – 21,6%
Renda Acima de R$ 4.001,00 – 1,4% Renda Acima de R$ 4.001,00 – 13,7%
Funcionários Públicos – 10,1% Funcionário Público – 42,8%
Empresa Própria – 2,9% Empresa Própria – 5,8%
76% trabalham na área de formação
99,3% indicam a FMP aos amigos