Administração

Graduação:  Bacharel
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos
Turno: Matutino e Noturno

 

Coordenação do curso
 Coordenadora : Renata Cavallazzi Zimmer

Email: renata.zimmer@fmpsc.edu.br

Possui graduação em Gestão de Processos Gerenciais, pela Faculdade FAEL, Licenciatura em Letras português e inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharelado em Direito pela Universidade do Vale de Itajaí e Mestrado em Gestão Estratégicas de Organizações pela Universidade para Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG). É sócia administradora da empresa GRZ Consultoria Empresarial e Educacional e possui mais de 15 anos de experiência como docente no ensino superior.

Acesso Classroom

Indicativo de acesso a plataforma de ensino do CLASSROOM.

CÓDIGO DO CLASSROOM DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2020.2

MATUTINO

DISCPLINAS

CÓDIGO CLASSROOM

1a FASE

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

u4krniw

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

oozgw2e

PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

uslhuf4

ÉTICA E FILOSOFIA EMPRESARIAL

ctsbs5n

CIÊNCIA E PESQUISA NA ADMINISTRAÇÃO

wfjpnep

MATEMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

dn2kztw

2a FASE

MATEMÁTICA FINANCEIRA

24yevq6

PRODUÇÃO TEXTUAL E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

qzia4li

ECONOMIA I

2idg3i5

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

otnnmjk

CIÊNCIAS SOCIAIS, CULTURA E SOCIEDADE

zvgcioc

3a Fase

DIREITO EMPRESARIAL

arn2yle

CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES

ykjg77r

ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

t7jr5uu

GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

vx3uqbj

ECONOMIA II

72omlej

4a Fase

CIÊNCIA POLÍTICA

lqtoeh6

ADMINISTRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

y6ssew3

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

ndnkf2d

GESTÃO DE CUSTOS

fzalupf

ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

duvncyi

5a Fase

PLANO DE NEGÓCIOS

vqcojax

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I

shfxhna

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS I

pyxcpof

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

4xcsw7z

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I

sfhzukj

6a Fase

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

5iat6vc

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II

hrtyro7

DIREITO TRIBUTÁRIO

uwm4m7d

METODOLOGIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

bybd6ay

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS II

z4dx5cq

7a Fase

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

k72uaa7

LIBRAS

dm624yx

GESTÃO DE EMPRESAS DO 3o SETOR E SUSTENTABILIDADE

w3mbolx

PESQUISA MERCADOLÓGICA

kfoedln

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

f376nbe

GESTÃO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

qsdcekt

8a Fase

CONSULTORIA EMPRESARIAL

qylzcdm

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

diujnxx

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

agpjmbd

MERCADO DE CAPITAIS

y34udjp

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

5z5v67y

CÓDIGO DO CLASSROOM DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2020.2

NOTURNO

DISCPLINAS

CÓDIGO CLASSROOM

1a FASE

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

n27pn2u

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

gfn7bla

PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

3hrw2bs

ÉTICA E FILOSOFIA EMPRESARIAL

xf6gm4l

CIÊNCIA E PESQUISA NA ADMINISTRAÇÃO

4aehobz

MATEMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

5o3v4fz

2a FASE

MATEMÁTICA FINANCEIRA

4wbh4kt

PRODUÇÃO TEXTUAL E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

wfzy4sn

ECONOMIA I

fkhixrv

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

vqqzhj7

CIÊNCIAS SOCIAIS, CULTURA E SOCIEDADE

hciwura

3a Fase

DIREITO EMPRESARIAL

p4iktwz

CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES

njx2u6b

ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

p5ib66s

GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

ruti3vw

ECONOMIA II

q4oiwen

4a Fase

CIÊNCIA POLÍTICA

2vrwwjw

ADMINISTRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

cjmbabm

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

wq2rwaf

GESTÃO DE CUSTOS

nymvuny

ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

e4f6rpi

5a fase

PLANO DE NEGÓCIOS

h7y4fen

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I

rsyov6i

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS I

fcatpb4

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

dirtqdz

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I

lmv6k7d

6a fase

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

wt7d4gw

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II

sqqqnjc

DIREITO TRIBUTÁRIO

hkr4rzv

METODOLOGIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

i6o6fvs

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS II

4vd7d3l

7a fase

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

cydytsy

LIBRAS

pcw juqp

GESTÃO DE EMPRESAS DO 3o SETOR E SUSTENTABILIDADE

spyaujg

PESQUISA MERCADOLÓGICA

i6qhub4

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

vwny6m4

GESTÃO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

pfs4ttt

8a fase

CONSULTORIA EMPRESARIAL

ofwwb7y

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

eom27pj

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

2jbtxw7

MERCADO DE CAPITAIS

mi6h7fb

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

5z5v67y

Arquivo em PDF:

Código Classroom ADM

Matriz curricular

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração

A matriz curricular foi elaborada de forma a privilegiar a integração das disciplinas em seus diversos níveis e períodos para o desenvolvimento do perfil do egresso. Os conteúdos curriculares estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração.

A matriz 2016.2 atende também a Resolução CSE/CNE nº 3/2007, que esclarece sobre as atividades acadêmicas discentes. Segundo o § 2º “a definição quantitativa em minutos do que consiste a hora-aula é uma atribuição das Instituições de Educação Superior, desde que feita sem prejuízo ao cumprimento das respectivas cargas horárias totais dos cursos (A carga horária mínima dos cursos superiores é mensurada em horas (60 minutos), de atividades acadêmicas e de trabalho discente efetivo).

Desta forma, e ainda segundo a Resolução citada, cabe às IES, respeitado o mínimo dos duzentos dias letivos de trabalho acadêmico efetivo, a definição da duração da atividade acadêmica ou do trabalho discente efetivo que compreende: preleções e aulas expositivas; atividades práticas supervisionadas, tais como laboratórios, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais e em grupo, práticas de ensino e outras atividades no caso das licenciaturas.

ADM – Matriz Curricular 2009/1

ADM – Matriz Curricular 2016/2

ADM – Quadro de Equivalências  – 2016/2 – 2009/1

Objetivo Geral

Em concordância com a Resolução CNE/ CES n. 4/2005, artigo 3º, ocurso de graduação em Administração da Faculdade Municipal de Palhoça tem como objetivo formar profissionais com perfil empreendedor, aptos para atuar no mercado e capazes de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas relacionadas ao processo de gerenciamento e de tomada de decisão nas organizações, e, a partir desse entendimento sistêmico, contextualizar e adaptar as organizações às novas demandas do mercado, adotando uma postura empreendedora e inovadora, em busca de um modelo sustentável de gestão.

Objetivos Específicos

Objetivando o alcance do objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para o curso de Graduação em Administração.

a)Formar profissionais qualificados para planejar e implementar ações diversificadas numa perspectiva de transformação e crescimento regional, que considerem as demandas da sociedade por meio da observação crítico-reflexiva;

b)desenvolver o profissional para trabalhar nas mais diversas áreas relacionadas ao campo de atuação do administrador no contexto global;

c)despertar junto aos alunos o espírito empreendedor para atuar como um agente de transformação e de inovação, assim como para a consolidação de novos empreendimentos.

d)desenvolver habilidades técnicas, humanas e conceituais para a elaboração e gerenciamento de projetos empresariais;

e)desenvolver competências gerenciais e estratégicas no âmbito das gestões pública, privada e do terceiro setor;

f)garantir uma formação embasada na ética, nos direitos humanos e na diversidade; e

g)estimular a formação de profissionais com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltados para reflexões críticas de natureza humana, social, ambiental e organizacional.

Finalidade do Curso

A proposta pedagógica do Curso de Graduação em Administração da Faculdade Municipal de Palhoça entende o tempo/espaço de formação do administrador como uma possibilidade de formação plural, dinâmica e multicultural, fundamentada na interdisciplinaridade como filosofia pedagógica; proporcionando ao aluno uma sólida formação geral, para que o egresso do curso possa superar os desafios do exercício profissional e produção do conhecimento; por meio do estímulo a práticas de estudo independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do acadêmico.

Há também incentivo à valorização de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora da IES, como complementação do estudo e fortalecimento da articulação teoria à prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação de eventos relacionados à área de atuação profissional.

Ressalta-se ainda que, quanto à relação docente/discente, o diálogo e respeito pelo conhecimento prévio do educando são considerados elementos fundamentais no processo de formação humana.

Reitera-se que a formação de administradores desta instituição está comprometida com as demandas sociais e a construção de ações que contribuam para as necessidades sociais vigentes em nossa sociedade.

Perfil do Egresso

Os egressos do curso de Graduação em Administração da Faculdade Municipal de Palhoça devem ter capacidade de atuar como gestores de organizações: privadas, governamentais e/ou não governamentais, de forma empreendedora e ética, com inovação, flexibilidade e competência para reconhecer problemas e apontar estratégias para sua solução de forma sustentável. O egresso é também orientado a novos negócios, a partir de uma educação empreendedora e uma visão emancipadora com foco no desenvolvimento da economia regional a partir da criação de novas empresas.

ANTES DA GRADUAÇÃO DEPOIS DA GRADUAÇÃO
Desempregados – 19% Desempregados – 4,3%
Não tinha renda – 20,7% Não tem renda – 4,3%
Renda até R$ 1.000,00 –  41,4% Renda até R$ 1.000,00 – 0,7%
Renda de R$ 1.001,00 à R$ 2.000,00 – 25,7 % Renda de R$ 1.001,00 à R$ 2.000,00 – 22,3%
Renda de R$ 2.001,00 à R$ 3.000,00 – 9,4% Renda de R$ 2.001,00 à R$ 3.000,00 – 37,4%
Renda de R$ 3.001,00 até R$ 4.000,00 – 2,1% Renda de R$ 3.001,00 até R$ 4.000,00 – 21,6%
Renda Acima de R$ 4.001,00 – 1,4% Renda Acima de R$ 4.001,00 – 13,7%
Funcionários Públicos – 10,1% Funcionário Público – 42,8%
Empresa Própria – 2,9% Empresa Própria – 5,8%
76% trabalham na área de formação
99,3% indicam a FMP aos amigos
Fonte atualizada em jan. 2020