FMP organiza o 3º Seminário da Residência Pedagógica

“Evento no dia 22 marcou o encerramento do programa, que registrou números expressivos

Professores e estudantes lotaram o salão do Clube 7 de Setembro no dia 22 de abril para acompanhar o 3º Seminário da Residência Pedagógica da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), que marcou o encerramento do programa na instituição.

O evento reuniu alunos e professores do curso de Pedagogia da FMP, além de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que participaram do programa Residência Pedagógica. A professora doutora Andréia de Bem Machado também participou, representando a Secretaria Municipal de Educação.

O programa faz parte da política de formação inicial de professores e é gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A FMP, por meio do curso de Pedagogia, concorreu a um edital da Capes em 2022, com um projeto focado no processo de alfabetização e letramento, guardadas suas especificidades, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O projeto foi aprovado integralmente, assim, a FMP pôde implantar os dois núcleos: no Centro de Educação Infantil Aquarela e no Grupo Escolar Terezinha Maria Espíndola.

Os trabalhos iniciaram em outubro de 2022 e terminaram em 2024, com números bastante expressivos: foram 18 meses de efetivo trabalho nas escolas participantes, com 150 crianças diretamente impactadas, 39 bolsistas da Capes e um total de R$ 649 mil investidos.

“A implementação do programa foi um marco qualitativo na história do curso de Pedagogia, sendo que o programa objetiva a articulação entre teoria e prática e o fortalecimento da identidade docente. E só foi possível devido à parceria da FMP com a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Educação e das unidades escolares que aceitaram receber o programa”, comenta a presidente da FMP, Débora Schutz.

O seminário do dia 22 teve como objetivo marcar o final do programa na instituição e contou, como atração principal, com a palestra “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos da prática pedagógica na sala de aula”, ministrada pela professora doutora Cássia Ferri.

Além disso, o evento também registrou a apresentação do livro “Letramentos em Educação Infantil e Anos Iniciais: experiências no Programa Residência Pedagógica da Faculdade Municipal de Palhoça”, que está em fase de finalização.

Para o coordenador do curso, o professor doutor Jackson Alexsandro Peres, “o evento foi um sucesso”. “Buscamos um local que pudesse acomodar todo o curso de maneira confortável e uma fala que causasse impacto no público presente. Fizemos o convite e o resultado foi esse, salão lotado”, comemora Jackson.