“O Sistema Montessoriano de Educação”.

Na noite de 06 de abril a profª Andreza da Silva ministrou a palestra intitulada “O Sistema Montessoriano de Educação” para a turma da 2ª fase do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça – FMP.

A Professora inicialmente falou sobre aspectos da vida e da obra de Maria Montessori utilizando material audiovisual. Depois apresentou materiais criados e ou inspirados na obra da médica e pedagoga italiana.

Pelo chão da sala, em cima de tapetes, foram dispostos pela Palestrante diferentes “materiais de vida prática”, “materiais sensoriais” e ou “materiais cósmicos”. Os acadêmicos aprenderam a utilizá-los. Por fim, desenvolveu uma “dinâmica do silêncio” com a turma.

O Evento integra o planejamento da disciplina “Prática Pedagógica em Didática”, ministrada pelo prof. Odimar Lorenset.

Andreza da Silva licenciou-se em Pedagogia. Especializou-se em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial e em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Atualmente atua como Professora Pedagoga no Centro Educacional Menino Jesus – CEMJ, situado em Florianópolis – SC, que tem como concepção de educação o legado montessoriano.

 

Fotos: