SOBRE A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA EM RELAÇÕES ÉTNICO – RACIAIS NO PIBID

No dia 18/09/2019 a acadêmica Cassandra de Oliveira Machado e a professora Ivanir Maciel apresentaram no 2° Congresso de Estudos da Infância UERJ, na cidade do Rio de Janeiro o estudo “Sobre a construção da docência: educação e infância em relações étnico – raciais no PIBID”, desenvolvido no curso de Pedagogia, sob a coordenação institucional da professora Juliane Di Paula Queiroz Odinino, da Faculdade Municipal de Palhoça. O estudo surgiu em decorrência da participação da FMP, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do MEC, no período de 2018 a 2019 (em andamento). A experiência agregou conhecimentos sobre as relações étnico-raciais na interlocução com a história, a cultura e também a arte a partir da confecção de máscaras africanas para um quarto ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Claudete Hoffmann Domingos, no município de Palhoça. As etapas da experiência foram organizadas em dois momentos: a) observação, inserção na escola; b) planejamento e exercício da prática em projetos pedagógicos. Na inserção da prática docente, acrescida em meio a tantos saberes, se constituíram as próprias ideias enquanto acadêmicas/educadoras, em processo de formação inicial para professores(as). Tal prática foi planejada com a intenção de oportunizar um aprendizado que não se dirige apenas aos alunos da escola, mas também às próprias acadêmicas de graduação, desta forma alicerça a caminhada e conduz a um entendimento maior do universo que compreende a teoria e a prática no espaço escolar, apresentando aos poucos a realidade do que significa ser professor(a).