Em consonância com as diretrizes normativas do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior – SINAES, a Faculdade Municipal de Palhoça – FMP possui a Comissão
Própria de Avaliação – CPA com o objetivo de oportunizar a participação do corpo discente,
docente, administrativo e comunidade nesse importante processo de autoavaliação da
Instituição.
Trata-se de uma construção coletiva de conhecimentos geradores de reflexões
indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e
de relações sociais estabelecidas no interior da faculdade e suas vinculações com a sociedade.
A autoavaliação da FMP está alicerçada na visão segundo a qual o conhecimento da
realidade constitui um processo ativo e ininterrupto que exige investimentos, numa
perspectiva de avaliação formativa. Os envolvidos nesse processo situam seus fazeres,
apontam redirecionamentos, aperfeiçoam suas ações e se desenvolvem, promovendo o
autoconhecimento e a tomada de decisão.
Dessa forma, a avaliação institucional na FMP tem como propósito, sensibilizar e
conscientizar para educar.
São adotadas, como referência, as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior – SINAES, assim, compete à Comissão:
– Conduzir e responsabilizar-se pela realização das avaliações do ensino superior
ministrado pela FMP;
– Definir o calendário anual das suas atividades e o cronograma de cada execução da
autoavaliação institucional;
– Definir os instrumentos a serem utilizados para a avaliação de cada eixo ou aspecto
do ensino superior na FMP, de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos ministeriais
de avaliação do ensino superior;
– Propor os instrumentos a serem utilizados para a sensibilização da comunidade
acadêmica e para a divulgação dos resultados das avaliações realizadas;
– Prestar informações à Direção Executiva da FMP e aos órgãos de avaliação do
ensino superior, sempre que solicitadas;
– Zelar pelo cumprimento do disposto no Regimento Interno e na legislação federal
concernente à avaliação do ensino superior.
Por meio da apuração e do cruzamento dos dados da pesquisa realizada pela CPA, é
possível a verificação da real situação oportunizando a tomada de decisão para correção de
possíveis problemas, o aprimoramento de programas, atividades e condutas que já apresentam
resultados positivos.
Os resultados são discutidos com o corpo discente, docente e diretivo e publicados de
forma ampla e transparente. Além disso, são elaborados planejamentos ou planos de ação para
minimizar ou eliminar os problemas assinalados ou as barreiras ao processo de ensino-
aprendizagem.

Acesse aqui os resultados da pesquisa realizada pela CPA no semestre 2016-2.

 

Pesquisa CPA

Administração Noturno

Pedagogia Noturno