SAÍDA DE CAMPO “ILHAS e FORTALEZAS – ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS”.

SAÍDA DE CAMPO “ILHAS e FORTALEZAS – ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS”

No último sábado (24/03), a turma da 5ª fase (turno noturno) do curso de Pedagogia da FMP realizou a Saída de Campo “Ilhas e Fortalezas – aspectos geográficos e históricos”. A saída de campo é exigência da disciplina “Metodologia do Ensino de Geografia”, ministrada pelo prof. Odimar Lorenset.

 

ROTEIRO DA SAÍDA

Parada 01 – Em Florianópolis, no trapiche da Beira Mar

Parada 02 – Governador Celso Ramos

Parada 03 – Ilha de Anhatomirim

Parada 04 – Ilha de Ratones

OBJETIVOS DA SAÍDA:

– Conhecer aspectos físicos (clima, vegetação, hidrografia, geologia, solos, etc) de parte do litoral catarinense;

– Aprender aspectos históricos acerca das construções das fortalezas Anhatomirim e Ratones;

– Problematizar a situação de poluição das águas do Oceano Atlântico e o assoreamento da baía norte;

– Contemplar a natureza do roteiro.

ILHA DE ANHATOMIRIM E FORTALEZA DE SANTA CRUZ DE ANHATOMIRIM

ilha de Anhatomirim (“pequena ilha do diabo” em língua tupi), situa-se na baía norte da ilha de Santa Catarina, no município de Governador Celso Ramos, no litoral catarinense. Nesta ilha de tipo rochosa foi construída, no século XVIII, uma fortaleza, a de Santa Cruz de Anhatomirim. Naquela época a Coroa portuguesa considerou importante fortificar o litoral catarinense, incumbindo o Brigadeiro José da Silva Pais para projetar e implementar as defesas da Ilha. Ele construiu quatro grandes fortalezas. A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim foi a primeira a ser construída entre 1739 a 1744, seguida pela de São José da Ponta Grossa (1740), na Ilha de Santa Catarina, e pela de Santo Antônio (1740), na Ilha de Ratones Grande. Durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), essa ilha serviu como depósito de convalescentes, e, ao final desse século, como posto de controle e de isolamento de doentes atingidos pela febre amarela. Já durante a Revolução Federalista, no ano de 1894, o interventor federal, Coronel Antônio Moreira César, deu início a uma série de prisões políticas, culminando com o fuzilamento de dezenas de pessoas na ilha de Anhatomirim. Na Segunda Guerra Mundial, a ilha abrigaria ainda uma estação rádio telegráfica da Marinha do Brasil.

ILHA DE RATONES E FORTALEZA DE SANTO ANTÔNIO DE RATONES

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones localiza-se na Ilha Ratones Grande, na baía norte da ilha de Santa Catarina, entre a ponta da Gamboa e a do Sambaqui. A ilha de Ratones Grande é maior das duas ilhas “Ratones”. Acredita-se que assim foram denominadas pelo explorador espanhol D. Álvar Núñez Cabeza de Vaca (1492-15??), que ali aportou em 29 de março de 1541, e onde permaneceu alguns meses.

REFERÊNCIAS

CABRAL, Oswaldo R. As defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil-Colônia. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1972.

TONERA, Roberto. Fortalezas Multimídia: Anhatomirim e mais centenas de fortificações no Brasil e no mundo. Florianópolis: Projeto Fortalezas Multimídia/Editora da UFSC, 2001 (CD-ROM).

TONERA, Roberto e Mário Mendonça de Oliveira. As defesas da ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786. Florianópolis: UFSC, 2012.

Fotos: